O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu cerca de 4 mil pessoas em Brasília nesta quarta-feira, 7, em um protesto pela defesa da anistia política aos envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro. x2v16
A estimativa é do Monitor do Debate Público do Meio Digital, formado por pesquisadores do CEBRAP e da USP, com apoio da ONG More in Common. A contagem foi feita no momento de pico da concentração, próximo à Catedral Metropolitana, às 16h30, a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.
A chamada “Caminhada pela Anistia Humanitária” foi o primeiro ato promovido pelo ex-presidente na capital federal desde os ataques de 8 de Janeiro. Essa caminhada soma-se a outras manifestações liderados por Bolsonaro este ano, como em Copacabana (Rio) e Avenida Paulista (São Paulo).
Porém, o protesto desta quarta foi o menor em público até o momento. Veja a evolução do público nos atos bolsonaristas, segundo estimativas do Monitor do Debate Público do Meio Digital:
- Fevereiro de 2024, em São Paulo – 185 mil
- Setembro de 2024, em São Paulo – 45 mil
- Março de 2025 – no Rio de Janeiro – 18,3 mil
- Abril de 2025, em São Paulo – 44,9 mil
- Maio de 2025, em Brasília – 4 mil
Um dos organizadores da caminhada, o pastor Silas Malafaia disse antes da manifestação que a caminhada teria uma proposta distinta de protestos como o de Copacabana. “Uma manifestação é diferente: para reunir multidões de 50, 100, 200 mil pessoas, tem que ser sábado ou domingo”, afirmou.
Fonte: O Estadão
Comente este post 2z3925