Em 2019 a Igreja Batista da Lagoinha ensaiava sua primeira entrada no mercado financeiro ao lançar no altar da igreja em Belo Horizonte o Cartão de Crédito da Fé, uma parceria polêmica com o Banco BMG que acabou não indo pra frente por causa de toda a repercussão negativa que o evento teve. 372yc
Agora o líder da igreja, André Valadão, volta a investir no ramo com a criação de um banco da fé.
De acordo com o site institucional do Clava Forte Bank, seu objetivo é “atender instituições religiosas e pastores, fornecendo soluções financeiras que atendem às suas necessidades específicas”.
Mas em breve as operações devem expandir para que os frequentadores da igreja possam abrir sua contas direto na instituição financeira.
“Não é só um banco. É uma ferramenta espiritual com tecnologia de ponta”, diz o site institucional. Segundo uma reportagem do Uol, não está claro em quais condições a instituição pode funcionar.
Isso por que o Banco Central disse não ter registro do banco e a instituição de André Valadão “nunca esteve na condição de instituição autorizada a funcionar”.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também disse não ter o banco Clava Forte Bank como um de seus associados: “A citada instituição não faz parte do nosso quadro de associados. Da mesma forma, a Febraban não faz comentários sobre instituições financeiras individuais”.
Banco de André Valadão 4z1p71
A primeira iniciativa do banco é oferecer às igrejas uma solução financeira e também aos pastores, que poderiam receber seus salários diretamente do banco.
A grande preocupação seria com o sigilo bancário tanto de pastores quanto dos fiéis. Seria preciso garantir que as igrejas não soubessem exatamente quanto cada fiel gasta no banco.
No cartão de crédito, “cada compra com seu cartão Clava Forte volta para você — e para a missão”. Ao dar um cashback para a igreja, seria possível, também, saber quanto o cliente gastou na fatura, por exemplo.
Fonte: Uol/ Moon BH
Comente este post 2z3925