Uma praça tomada pelo povo católico. Durante quase duas horas, as ruas do entorno da Praça de São Pedro foram tomadas pela multidão, que se dirigia para ver o novo pontífice. Cerca de 100 mil pessoas estavam diante da Basílica de São Pedro quando Leão XIV lançou o primeiro apelo forte de seu pontificado ao lembrar os 80 anos do 8 de maio, o Dia da Vitória na Europa: “Guerra, nunca mais!” 255e11
E lançou um apelo pelo fim das hostilidades na Ucrânia e por um cessar-fogo em Gaza, com a liberação dos reféns. Era o primeiro Regina Caeli – a oração feita pelo papa aos domingos no período pascal – de seu pontificado. O apelo do papa Prevost demonstra mais uma vez a continuidade de seu pontificado com o de seu antecessor, Francisco, cuja última manifestação no domingo de Páscoa teve como tema central a paz.
O papa apareceu na sacada do Vaticano rigorosamente às 12 horas. E lá permaneceu por 13 minutos. Começou dizendo considerar um presente de Deus que o primeiro domingo de seu “serviço como bispo de Roma fosse aquele do Bom Pastor, o quarto domingo da Páscoa”.
Citou então a jornada mundial de orações pelas vocações, celebrada há 62 anos nesse domingo e lembrou que, naquele momento, Roma hospedava o Jubileu das bandas Musicais e dos Espetáculos Populares.
Dezenas de fanfarras e bandas haviam desfilado nas horas que antecederam a oração do pontífice pelo canteiro central da Via della Conciliazione, garantindo um clima de festa, dentro do qual desaparecia na multidão a presença ostensiva da segurança policial e militar que circundava todo o lugar.
Fonte: O Estadão
Comente este post 2z3925